MEDITAÇÃO

O que é Meditação? 

“A meditação nada mais é que uma mudança em sua consciência. É uma ‘mudança de Energia” em seu Ser. Não é sentar-se em um canto, de pernas cruzadas, tentando controlar a mente. Se tentar fazer tudo isso, você terminará com dor nas costas e dor no pescoço! Você terá uma preocupação a mais, a de não conseguir sentar-se para meditar.

Tudo que você precisa fazer é tentar viver no presente, no aqui e agora. Quando se está no presente,  desfruta-se da Existência. Quando se está no presente,  move-se em sintonia com a Existência e aprende-se com Ela.
Se você tem tempo para pagar suas contas ou cumprir seus prazos,  seguramente tem tempo para respirar ou não estaria vivo! Agora, você simplesmente acrescenta consciência à sua respiração, só isso. Simplesmente observe sua respiração. Essa é a meditação mais simples e mais poderosa que se pode fazer.

As técnicas meditativas incluem a concentração mental. Ao meditar, o pensamento racional, que tem lugar no córtex cerebral, começa um diálogo tranqüilo com os centros emocionais do sistema límbico, o hipocampo e a amídala. Ocorrendo então, a liberação de neurotransmissores calmantes que aliviam o corpo inteiro. A partir de então,  passa-se  a um esquema cerebral relaxado, onde predominam as ondas alfa e o sistema nervoso parassimpático que protagoniza a resposta de relaxamento.  

"Técnicas simples de meditação, estão a ajudar as crianças a conectarem-se a si próprias para conseguirem prestar melhor atenção e tornarem-se mais amáveis, afirma o neurocientista Richard Davidson"

Estudos mostram que a meditação reduz o metabolismo - os batimentos cardíacos e a respiração ficam mais lentos e o consumo de oxigênio pelas células, cai. É isso que dá a sensação de relaxamento e tranqüilidade. Entre outros benefícios, meditar previne e combate a depressão, a hipertensão arterial, a dor crônica, a insônia, a ansiedade e os sintomas da síndrome pré-menstrual, além de ajudar a reduzir a dependência de drogas.

Meditação nas Escolas



O programa de meditação regular nas escolas, adequado aos pais, professores e à faixa de idade de crianças - de 3 a 5 anos, de 6 a 10 anos e adolescentes – de 11 a 17anos –  distribuídos em turmas da mesma faixa etária, atende ao desenvolvimento das potencialidades das crianças, jovens e adultos, através do autoconhecimento, autovalorização, concentração, foco e atenção. 

Fortaleza em Paz - Escola Joaquim Nogueira (Depoimento)

"Quem me conheceu há alguns anos, talvez não me reconheça hoje, pois eu era um cara agoniado, metido e impaciente e graças a Deus e às boas amizades de bom espírito, me considero hoje um cara mais calmo e paciente, tentando cada dia melhorar sempre um pouco mais. A meditação me propôs momentos de reflexão e serenidade na minha vida espiritual. No início achava até besteira esse negócio de meditar, mas com o tempo fui percebendo que é muito importante para a vida de uma pessoa. 
Caíque Arrais (Curso Técnico em Segurança do Trabalho, 4º Sem)


São muitos os benefícios relatados por pessoas que entram em contato com a meditação.Alguns deles são:
•  relembrança das virtudes básicas adormecidas ou ativação das mesmas, em crianças:
• descanso físico, mental e emocional;
• aumento da capacidade de atenção e concentração;
• alívio do estresse;
• desenvolvimento do autocontrole;


• desenvolvimento da serenidade no dia-a-dia;
• aumento da auto-estima;
•    • alívio da ansiedade;
• melhora na desordem de déficit de atenção;

• aumento da concentração;
• diminuição da depressão;
• maior produtividade, melhora no humor, redução 
  no percentual de faltas ao trabalho. 

Especificamente para os alunos as metas são::
- diminuição da ansiedade e tensão relacionadas a 
competitividade em sala de aula e em relação ao vestibular;
- desenvolvimento da concentração, foco e atenção;
- autoconhecimento físico, mental e emocional;
- incorporação de virtudes e valores, de acordo
 com a faixa etária.

E para os professores e pais são:
- equilíbrio mental e emocional para lidar com os   alunos
- alívio do stress
- desenvolvimento da capacidade de autocontrole
- desenvolvimento da presença e serenidade no 
   dia-a-dia
- melhora no humor
- decréscimo da depressão
- aumento da tolerância e paciência


LIVE ~ AO VIVO!

Você também vai gostar disso: